O aplicativo Cittabus, já conhecido pelos usuários de ônibus no Recife, acaba de ganhar uma versão para deficientes visuais. Chamada de Cittabus Acessibilidade, a novidade funciona por meio de um dispositivo de voz que localiza onde o usuário está e quais as paradas mais próximas. Escolhendo uma delas, a pessoa tem acesso às linhas que passam no ponto e em quanto tempo os ônibus chegarão.
Apresentada ontem pelo Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros no Estado de Pernambuco (Urbana-PE) em conjunto com a Cittati, empresa responsável pela aplicação do software, a tecnologia já está disponível para download na Apple Store, para aparelhos com sistema operacional iOS, e na Google Play, para Android.
Desenvolvido pelo programador Luiz Eduardo de Oliveira, o software promete ser um passo importante para proporcionar maior autonomia ao deficiente visual em relação à mobilidade.
“Pensei no aplicativo com o objetivo de ajudar a todos nós deficientes. Com ele, damos um passo importante para garantir mais independência”, destacou ele, que há 23 anos convive com a cegueira.
A professora brailista Ketyanne Santos, 28 anos, é uma das beneficiadas pelo aplicativo e se disse satisfeita. “Não precisaremos gastar tanto tempo nas paradas. Às vezes, os pontos são pouco movimentados e temos que parar vários ônibus até saber qual é o do nosso destino. Com o aplicativo, teremos uma noção aproximada do momento em que ele vai passar”, afirmou.
Além da tecnologia, a Urbana-PE e o Cittati lançaram também o projeto Wifi nas Paradas, que vai oferecer internet gratuita em 10 pontos de ônibus da capital pernambucana. Para navegar, basta que o usuário entre na rede aberta com o nome Cittabus. As paradas que receberão a iniciativa ainda estão sendo definidas pela Urbana-PE. A expectativa é que na próxima semana o serviço já esteja funcionando. Os pontos terão adesivos para serem identificadas.
O Cittabus foi lançado em fevereiro passado e já tinha a proposta de auxiliar deficientes ao disponibilizar quais os veículos adaptados para cadeirantes estariam circulando. O aplicativo já contabiliza 60 mil downloads somente no Recife e conta com 57 mil usuários espalhados pelo Brasil. Dez empresas já possuem cadastro no aplicativo. |