O acesso aos livros da Biblioteca Municipal Adelpho Poli Monjardim, em Vitória, para as pessoas com deficiência será facilitado. A lei nº 8.623, publicada nos Atos Oficiais desta última segunda-feira (20), institui o empréstimo residencial de livros para pessoas com deficiência impossibilitadas de locomoverem-se ou com mobilidade reduzida.
O sistema funcionará assim: as pessoas com deficiência deverão cadastrar-se na biblioteca, apresentando atestado médico de incapacidade ou dificuldade de locomoção – o cadastro poderá ser feito por terceiros -, e será necessário, ainda, comprovante de residência, documento de identidade e CPF. A partir daí, a solicitação de empréstimo de livros poderá ser feita por telefone. Os livros escolhidos serão levados até a casa do munícipe.
A Biblioteca Municipal Adelpho Poli Monjardim tem um acervo de mais de 17 mil obras, nas áreas de literatura nacional e infantil, Direito, Sociologia, Geografia, Matemática, História, Artes, entre outras, disponíveis para consulta livre e empréstimo gratuito.
"A Biblioteca já vem adotando medidas para incluir todo cidadão interessado no ato de ler. O nosso objetivo é tornar o acesso cada vez mais democrático e inclusivo: leitura para todos", diz a secretária de Cultura em exercício, Andreia Carvalho.
A Biblioteca Municipal Adelpho Poli Monjardim funciona na Escola Técnica Municipal de Teatro, Dança e Música Fafi. Mais informações sobre o sistema de empréstimo às pessoas com deficiência física podem ser obtidas pelo telefone (27) 3381-6926.
Serviço: Biblioteca Municipal Adelpho Poli Monjardim
Endereço: Avenida Jerônimo Monteiro, 656, Centro, Vitória
Telefones: (27) 3381-6925 (atendimento) e (27) 3381-6926 (coordenação)
Horário de funcionamento: de segunda a sexta-feira, das 8 horas às 18h30 |