Estacionamentos foram ocupados por cadeiras de rodas em Goiânia. Grupo pede que vagas especiais sejam ocupadas apenas por quem precisa.
Deficientes físicos e idosos iniciaram uma campanha, na manhã desta segunda-feira (7), em Goiânia, para conscientizar os motoristas sobre a importância do respeito às vagas preferenciais.
Um ato foi realizado na Rua 4 e na Avenida Araguaia, no Centro, onde os deficientes deixaram suas cadeiras de rodas em vagas comuns e impediram que carros estacionassem, com a mensagem: “Ocupei a vaga só por um minuto”. A campanha é organizada pela Secretaria de Políticas para Pessoas com Deficiência em parceria com a Secretaria Municipal de Trânsito (SMT).
O objetivo da medida, segundo os organizadores, é demonstrar as dificuldades enfrentadas por aqueles que não têm mobilidade e precisam circular pela cidade. “Essas vagas são reservadas não é por um privilégio, mas por necessidade”, destacou a secretária de Políticas para Pessoas com Deficiência, Cidinha Siqueira.
|
Grupo deixou cadeiras em vagas comuns para chamar atenção (Foto: Reprodução/TV Anhanguera) |
De acordo com o Código de Trânsito Brasileiro (CTB), 2% das vagas em estabelecimentos púbicos e privados devem ser destinadas a deficientes e 5% para idosos. Em Goiânia, atualmente, existem 325 vagas para deficientes e 696 para idosos.
O chefe de gabinete da Secretaria Municipal de Trânsito (SMT), Jean Damas, afirma que muitos motoristas ocupam as vagas preferenciais, mesmo sabendo que isso representa uma infração de trânsito. “Por essas vagas estarem em locais nobres, as pessoas que estão com pressa ou que não querem procurar outros locais acabam estacionando”, disse.
Dados da SMT mostram que em 2013, 3.479 motoristas foram multados na capital por estacionar irregularmente em vagas preferenciais. Até maio deste ano, já foram 427 multas, o que dá uma média de 85 autuações por mês.
Quem estaciona de forma irregular nas vagas preferenciais comete uma infração leve, paga multa de R$ 53,20 e acumula três pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH). |