Avape oferece metodologia que ajuda o candidato no desenvolvimento de habilidades pessoais, sociais e familiares, até chegar às etapas de reabilitação e capacitação.
Apesar dos avanços obtidos com a Lei de Cotas, a inclusão profissional de pessoas com deficiência é ainda um desafio para o Brasil. Conhecendo este cenário, a Avape - Associação para Valorização de Pessoas com Deficiência, cuja atuação é voltada ao desenvolvimento global de cada pessoa, desenvolveu, ao longo de seus 31 anos, diferentes serviços que atendem de crianças a idosos com deficiência intelectual, contemplando desde a reabilitação clínica até a inclusão no mercado de trabalho.
Tais serviços contam com metodologias específicas desenvolvidas por uma atuação inter e transdisciplinar, além de um intenso trabalho de desenvolvimento pessoal, social e familiar, a partir do qual se espera, como resultados, adultos mais preparados para o mercado de trabalho e para a vida.
A primeira etapa do processo é a Reabilitação Clínica, quando, a partir de um diagnóstico, a equipe de profissionais da Avape constrói um plano de trabalho específico para cada pessoa que chega à instituição. Nesta fase, dependendo do grau de comprometimento intelectual, o usuário pode passar também pelo Centro de Convivência, uma unidade avapeana voltada ao desenvolvimento adequado das capacidades mentais, articulação, fala, além de habilidades pessoais e sociais básicas.
"Trata-se de um trabalho prévio que contribui de modo significativo para a potencialização de resultados nas etapas seguintes, focadas em reabilitação e capacitação profissional", explica Eliana Accioly, gestora da Área Assistencial da Avape, sobre as atividades do Centro de Convivência.
As outras etapas da metodologia avapeana são voltadas ao preparo para a vida profissional. Nas oficinas de Reabilitação Profissional, por exemplo, o objetivo é desenvolver competências fundamentais para a inserção no mercado, que muitas vezes as pessoas com deficiência intelectual não têm, como: comunicação com os colegas e líderes, administração de rotina e de situações de pressão, vestimenta adequada, entre outras.
Já na parte de Capacitação, os usuários participam de cursos elaborados a partir de demandas do mercado, a fim de prepará-los para o exercício de funções em diferentes segmentos.
Atualmente, são oferecidos mais de 30 cursos, divididos em quatro áreas: Negócios e Administração, Turismo e Eventos, Informática e Atendimento ao Cliente.
Para Eliana Accioly, a inclusão da pessoa com deficiência intelectual é um sucesso quando existe esse 'trabalho de base', que ajuda o usuário a desenvolver habilidades pessoais, sociais, familiares até chegar às etapas de reabilitação e capacitação profissional.
"É certo que a deficiência intelectual tem características comuns que não podem ser ignoradas, como possíveis dificuldades de concentração, capacidade de aprendizagem com ritmo mais lento, comunicação por vezes prejudicada, entre outras. Todos esses comprometimentos, porém, podem ser minimizados com os apoios adequados. E é essa, justamente, a nossa proposta", reforça Eliana.
Inclusão de sucesso - Um exemplo de sucesso em relação a este trabalho desenvolvido pela Avape é o de Karine Cristina Martins, 20 anos, que participou do Programa de Reabilitação Profissional da Avape e conquistou seu primeiro emprego na empresa C&C Casa e Construção, por meio da Lei do Aprendiz com incentivo para a contratação de Pessoas com Deficiência.
"Trabalhar na C&C é muito bom, pois aprendi a lidar com as dificuldades no mercado de trabalho, a me relacionar com as pessoas, melhorei a comunicação e meu jeito de ser. A Avape me ajudou a aceitar a minha deficiência e lutar pelo meu espaço no mercado de trabalho, e a ajudar outras pessoas que têm deficiência, mostrando que é possível."
Para a C&C Casa e Construção, trabalhar com jovens com deficiência intelectual é um grande aprendizado. "É gratificante acompanhar o desenvolvimento de todos os envolvidos, que se superam a cada dia no papel de identificar as limitações, de buscar melhorias e reforçar o que têm de melhor. O entusiasmo dos Aprendizes transforma os obstáculos em oportunidades", comenta Idália Rocha, coordenadora de treinamento e inclusão social de RH da C&C.
SOBRE A AVAPE
A Avape oferece consultoria às empresas para a inclusão de pessoas com deficiência no mercado de trabalho, auxiliando e proporcionando conhecimento adequado adquiridos em 31 anos de experiência no atendimento a esta parcela da população. A entidade já atendeu mais de 3,9 milhões de pessoas e promoveu a inclusão de mais de 20 mil pessoas com deficiência no mercado de trabalho no País. O serviço, que é especializado e customizado, conta com uma equipe seleta de profissionais frequentemente treinados e orientados a atuar com temas que envolvem Políticas de Inclusão, Projetos de Sensibilização, Mapeamento de Funções, Análise Ergonômica e Ambiental, Acessibilidade, Recrutamento e Seleção, Medicina, Segurança e Saúde Ocupacional, além do monitoramento e acompanhamento das pessoas incluídas. |