Imagine o seguinte cenário: 46 milhões de brasileiros com algum tipo de deficiência, espalhados pelo País. Por outro lado, organizações que buscam não somente cumprir a Lei de Cotas, mas incluir essas pessoas no mercado de trabalho.
O desafio é que não sabemos quem são essas pessoas com deficiência, onde estão e nem o tipo de deficiência que possuem. Para unir esses dois públicos, a solução seria contar com o engajamento de toda a população e utilizar a tecnologia digital para fazer essa ponte.
Pensando nisso, a Avape lançou, em parceria com o BID (Banco Interamericano de Desenvolvimento), por meio do Fundo Multilateral de Investimentos (FUMIN), o MAPA (Movimento Avape pela Ação), plataforma colaborativa, que visa reunir e cadastrar pessoas com deficiência em todo o País. A Campanha foi desenvolvida e implementada por três agências de comunicação - a IK Ideas, a agência The Heart Corporation e a Trama.
|
Gisele Achkar/ Fotos: Divulgação |
Com o slogan "Deficiência é não Fazer Nada", a plataforma foi criada para que todas as pessoas, com e sem deficiência, empresas, ONGS, e outros atores sociais possam se inserir por meio de cadastro no site www.avape.org.br/mapa, criando um "georreferenciamento" e aproximando todos os comprometidos com a inclusão. No aplicativo é possível, em tempo real, ver a localização das pessoas e empresas já cadastradas, auxiliando instituições, terceiro setor e redes de parceiros.
De acordo com o presidente da Avape, Carlos Ferrari, essa estratégia tem também como pano de fundo o compromisso da sociedade com a construção de um país mais justo e solidário. "Um aspecto importante é que a inclusão de pessoas com deficiência não se aplica só ao mercado de trabalho, mas à sociedade como um todo".
Parceria pelo País - A partir do banco de dados, a Avape, em parceria com sua rede de licenciadas, promoverá a integração, ampliando as chances de inclusão de cada pessoa com deficiência nas 16 cidades onde estão presentes e ajudará as empresas a cumprirem a Lei de Cotas.
O Movimento teve seu lançamento nas cidades, realizados pelas Ongs que compõem a Rede de Licenciadas em parceria com a Avape.
Em Poços de Caldas (MG), o lançamento do MAPA foi realizado em agosto, pela instituição ADEFIP (Associação dos Deficientes Físicos de Poços de Caldas), durante a Festa Agostina onde as pessoas se cadastravam enquanto brincavam nas barracas.
Em João Pessoa (PB), o evento foi realizado em 19 de setembro, pela ASDEF (Associação de Deficientes e Familiares), em homenagem ao Dia Nacional da Luta da Pessoa com Deficiência (21/09).
Em Curitiba (PR), a Universidade Livre para Eficiência Humana (UNILEHU), promoveu a Tenda das Sensações, espaço onde as pessoas, privadas do sentido da visão, experimentam texturas, sabores e cheiros, vivenciando a deficiência visual.
Em São Paulo (SP), o lançamento no dia 22 de setembro foi marcado por um Flash Mob (aglomeração inusitada de pessoas em algum local para chamar a atenção para um tema) em LIBRAS, na estação Sacomã do Metrô, em parceria com o NURAP (Aprendizagem Profissional e Assistência Social).
Em Fortaleza (CE), a licenciada Recanto Psicopedagógico da Aldeota, promoveu o lançamento do MAPA em 25 de setembro, no evento Arte e Acessibilidade, realizado pela Secretaria de Trabalho e Desenvolvimento Social de Fortaleza.
Em Santana do Parnaíba (SP), a licenciada APROEX (Associação para Prosperidade da Pessoa com Deficiência), realizou em 26 de setembro, a Caminhada da Inclusão marcando também o lançamento do MAPA.
Em Teresina (PI), o evento foi realizado pela ASA (Ação Social Arquidiocesana), em 27 de setembro e contou com uma série de atividades, como danças inclusivas e exposições artísticas, visando conscientizar a população sobre a importância da inclusão de pessoas com deficiência na sociedade.
Em Campo Grande (MS), a UNEPE (Rede Brasileira de Cooperação ao Desenvolvimento), lançou o MAPA em 28 de setembro, durante a Caminhada da Inclusão.
Em Porto Alegre, o evento de lançamento do MAPA foi em 20 de outubro. A Licenciada Semear realizou uma série de atividades para marcar o aniversário de 28 anos da instituição e celebrar a chegada do MAPA no Rio Grande do Sul.
No Distrito Federal, o MAPA chegou por meio da Licenciada Obras Sociais Jerônimo Candinho, localizada em Sobradinho, cerca de 20 Km de Brasília. A entidade realizou a Caravana da Inclusão para apresentar os programas sociais aos moradores da cidade e realizar cadastros de pessoas com deficiência, familiares e outros interessados em apoiar a causa da inclusão que serão, posteriormente, inseridos na plataforma digital.
* Veja todas as notícias e vídeos do MAPA pelo Brasil no Facebook. O vídeo também pode ser acessado pelo YouTube. Participe você também! "Deficiência é não fazer nada". Faça seu cadastro no site da Avape. |