Há duas semanas foi postado no Blog Ensinar a Distância sobre robôs gringos que auxiliam no tratamento do autismo. Práticas como esta – e tantas outras dentro da Tecnologia Assistiva - vêm ganhando a merecida relevância no cenário educacional. A notícia de hoje é tão boa quanto a anterior! Acabei de conhecer o Participar, projeto criado por alunos do curso de Ciências da Computação da Universidade de Brasília (UnB) que auxilia pessoas com deficiência intelectual (palmas para o Brasil!).
Por Deficiência Mental ou Intelectual entende-se o funcionamento cognitivo significativamente inferior à média, com manifestação até os dezoito anos, associado a limitações na comunicação, no cuidado pessoal, nas habilidades sociais, no lazer e no trabalho.
Programado para ampliar a autonomia de crianças, jovens e adultos com deficiência intelectual em fase de alfabetização, o Participar completa dois anos de seu lançamento em Julho e está disponível em todas as 650 escolas públicas do Distrito Federal. Recentemente o Ministério da Educação (MEC) começou a implementação do software por todo o Brasil. A meta é que sejam 93 mil escolas contempladas com a tecnologia até o final do ano.
Bacana, não é? Se você, assim como eu, também se empolgou com a novidade, acesse o site oficial e baixe o aplicativo. Vale a pena fazer testes e utilizá-lo em sala de aula!
O download do aplicativo está disponível no site do projeto! Clique aqui e acesse. |