A exposição visa demonstrar por meio da arte as percepções sobre o amor ao esporte.
Em clima de Copa do Mundo, o Memorial da Inclusão recebe a exposição “Amor ao Futebol”, em 10 de junho. O projeto, da Associação de Assistência à Criança Deficiente - AACD.
e Associação dos Pintores com a Boca e os Pés – APBP, traz peças produzidas por artistas com distrofia muscular e pintores que utilizam a boca e os pés.
A exposição visa demonstrar por meio da arte as percepções sobre o amor ao esporte, sendo 22 obras acessíveis que utilizam as técnicas quilling (trabalho manual realizado com tiras de papel enroladas e modeladas), e kirigami (variação do origami, com peças produzidas em três dimensões), além de pinturas feitas pelos artistas da APBP.
A mostra é gratuita e segue até 31 de julho. Saiba mais sobre os autores das obras que serão expostas:
Eliana Zagui: Nascida em 23/03/1974, em Guariba /SP. Aos dois anos foi vítima de poliomielite que a deixou paralisada do pescoço para baixo, obrigando-a a viver 24 horas num aparelho respiratório. Eliana mora no Hospital das Clínicas desde então e foi lá que aprendeu a ler, escrever, teclar no computador e a pintar, tudo isso feito com a boca.
Marcelo da Cunha: Nascido no Rio de Janeiro em 10/09/1969. Aos 21 anos de idade teve duas vértebras quebradas ao bater a cabeça durante um mergulho numa cachoeira. Antes do acidente que acabou deixando-o tetraplégico, Marcelo era designer gráfico. Hoje, autodidata, aprendeu a pintar belas paisagens com a boca.
Ronaldo Cupertino da Silva: Nascido em 09/08/1968, Jabuticatubas, MG. Ficou tetraplégico em 1992 ao mergulhar em águas rasas de um riacho. Começou a pintar e escrever com a boca após alguns anos, é autodidata e adora observar a natureza, suas cores, suas sombras e sentir a energia das plantas.
MEMORIAL DA INCLUSÃO
Os Caminhos da Pessoa com Deficiência reúne em um só espaço, na sede da Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência de São Paulo, fotografias, documentos, manuscritos, áudios, vídeos e referências aos principais personagens, às lutas e às várias iniciativas que incentivaram as conquistas e melhores oportunidades às pessoas com deficiências, principalmente em um dos períodos mais importantes da história sócio-cultural e política do movimento de luta das pessoas com deficiência, que ocorreu no início dos anos 1980.
SERVIÇO:
Exposição - “Amor ao Futebol”
Data abertura: 10 junho de 2014, às 18h
Período da mostra: 10 de junho a 31 de julho
Local: Memorial da Inclusão, sede da SEDPcD-SP
Endereço: Av. Auro Soares de Moura Andrade, 564 – Portão 10 – Barra Funda/SP
Horário: De segunda a sexta, das 10 às 17h – Entrada Franca
|