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Ferramenta brasileira ajuda deficientes visuais a “ler” documentos

Há, de acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), 1,7 milhão de brasileiros com deficiência visual – número que pode chegar a 11,8 milhões, segundo o IBGE, dos quais 160 mil possuem incapacidade total de enxergar. Além dos problemas de acessibilidade em equipamentos públicos e nas grandes cidades, esse público ainda tem que lidar com outras dificuldades, como em ocasiões que envolvem burocracia – como ler e assinar contratos e documentos.

Como a pessoa com deficiência pode ter certeza que está sendo devidamente informada, por exemplo, sobre todas as cláusulas de um contrato que precisa assinar? Foi pensando em situações como essas que a VoxAge, empresa brasileira especializada em soluções de relacionamento com o cliente, desenvolveu a ferramenta VOS Reader, um leitor automático de documentos direcionado para empresas que atendam pessoas com deficiência visual.

Apresentada na última semana, durante o Congresso e Exposição de Tecnologia da Informação das Instituições Financeiras (CIAB), o sistema garante que o deficiente visual tenha garantida a sua inclusão em diversos aspectos da sociedade, como acesso à informação, educação, cultura e mercado de trabalho. Além, é claro, de proporcionar mais segurança em situações que envolvam burocracia, acordos de trabalho e contratos.

“Podemos incluir nesta lista a dificuldade dessas pessoas em firmar um acordo que envolve a assinatura de um contrato ou documento. Como garantir que uma pessoa com deficiência visual tenha acesso a todas as cláusulas de um documento ou contrato? O VOS Reader foi criado para atender melhor esse público, resolver o problema do acesso ao conteúdo dos documentos, facilitar os processos para celebrar acordos e fechamento de contratos, bem como trazer segurança para as empresas e seus clientes”, explica Alberto Sampaio de Oliveira, diretor de Relacionamento com o Cliente da VoxAge.


MÉTODO PRESENCIAL

Alberto Sampaio de Oliveira, diretor de Relacionamento com o Cliente da VoxAge.A ferramenta foi pensada para ser usada em situações presenciais, sendo ideal para empresas como agências bancárias, seguradoras, clubes, empresas de planos de saúde, instituições de cobrança e outras que lidem com os mais variados perfis de clientes. A empresa garante que a ferramenta faz a “leitura fiel do documento” através de tecnologia conhecida como “Text To Speech” (TTS). Além disso, também é possível gravar a leitura dos documentos e o próprio diálogo entre empresa e cliente, servindo como fontes de consulta posterior.

Os dados das gravações podem, de acordo com a VoxAge, ser armazenados nos servidores da empresa, assim como fazer download do arquivo de áudio da gravação com opção de cópia ao cliente.

Outra característica é que o cliente também pode fazer a autenticação do documento por meio de assinatura digital do arquivo com certificado digital próprio.

A ferramenta vai além: também é possível fazer o cadastro prévio de palavras chaves que podem estar presentes nos diálogos gravados entre o atendente e o cliente, no que a empresa classifica como “Speech Analytics” (análise de discurso). Expressões como “concordo”, “não concordo”, “dúvida”, “ficou claro”, “de acordo” podem ser inseridas previamente, facilitando seu resgate destes trechos nas gravações, caso tenham acontecido, em caso de haver necessidade.


INOVAÇÃO HUMANIZADA

Já existem outras ferramentas que fazem a leitura eletrônica de documentos e até da tela de um computador, por exemplo, para deficientes visuais. Mas Alberto Sampaio de Oliveira, diretor de Relacionamento com o Cliente da VoxAge, explicou ao Jornal GGN que a sua ferramenta é inovadora em relação ao já oferecido no mercado, já que o VOS Reader “deixa a mensagem compreensível por conta das entonações, pontuações corretas e leitura humanizada”.

“Esta solução possibilita ao deficiente visual ter os mesmos direitos de ciência de um documento importante, tal como um contrato de financiamento, por exemplo, sem a necessidade de ter um acompanhante para fazer a leitura ou mesmo precisar confiar no atendente que está lendo o documento e que pode, mesmo sem querer, suprimir uma cláusula importante. Durante a leitura do documento, o cliente/deficiente visual pode solicitar que a leitura seja pausada, com o objetivo de tirar dúvidas ou fazer qualquer questionamento”, afirma.

Apesar de já ter sido lançada, a ferramenta ainda não foi testada por pessoas com deficiência, informou a empresa, em resposta ao GGN. A versão lançada é a beta (de testes), que deve ser aprimorada em uma nova versão. “O desenvolvimento da solução foi demandado por um cliente da VoxAge que viu a necessidade de implementar uma solução como o VOS Reader em suas unidades de atendimento presencial”, afirma Alberto Sampaio.

O sistema, que não prevê versões para dispositivos móveis, como tablets a smartphones, será comercializado no modelo de vendas de licenças para cada posição de atendimento presencial, ainda segundo a empresa.

 
FONTE: Jornal GGN [Mário Bentes] Topo ↑
 
 
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