Novas Tecnologias e Robótica no Processo de Reabilitação
A utilização de tecnologia a favor do bem estar da pessoa com deficiência é um desafio constante.
Por isso, o IMREA tem investido na aquisição de modernas tecnologias que auxiliam na recuperação de pacientes acometidos por diferentes patologias, como: acidente vascular encefálico (AVE), paralisia cerebral, lesão medular e outras condições neurológicas.
Estes equipamentos são uma alternativa inovadora e estimulante no campo da reabilitação e a sua utilização está em contínua fase de estudos e pesquisas, mas devem ser associados ao tratamento convencional e adequado à realidade de cada paciente no programa terapêutico. Somente o seu médico no IMREA pode indicar o melhor equipamento para seu tratamento.
INMOTION
A Rede de Reabilitação Lucy Montoro é pioneira no uso clínico e no desenvolvimento de pesquisas com os robôs InMotionna América Latina para reabilitação dos membros superiores.
Desenvolvido pelo conceituado Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT), nos Estados Unidos, o equipamento foi testado pelos principais centros médicos em todo o mundo, durante 10 anos. Dotado de alta tecnologia, o InMotion auxilia o paciente a realizar movimentos de ombro, cotovelo e punho, sendo indicado especialmente para pacientes que sofreram acidente vascular encefálico (AVE), esclerose múltipla, paralisia cerebral, entre outras.
LOKOMAT
Único na Rede SUS, o equipamento foi desenvolvido em um centro de pesquisa da Suíça e gradativamente difundido nos grandes centros de reabilitação do mundo, hoje integra o Laboratório de Pesquisas e Estudos Clínicos em Reabilitação da Rede Lucy Montoro. O sistema de alta tecnologia para reabilitação robótica é composto por órteses robotizadas com movimentação elétrica nas articulações do joelho e quadril associadas à esteira e sistema de suspensão de peso corporal. O Lokomat é indicado para tratar pacientes com acidente vascular encefálico (AVE), lesão medular, traumatismo crânio-encefálico, esclerose múltipla, paralisia cerebral e outras condições que geram incapacidades no aparelho locomotor.
ERGYS
Semelhante a uma bicicleta, a Ergys utiliza a estimulação elétrica funcional computadorizada (CFES) e permite que pessoas com pouco ou nenhum movimento nas pernas possam pedalar, proporcionando dessa forma que indivíduos com lesão medular e outras condições neurológicas beneficiem-se da ativação da musculatura dos membros inferiores, proporcionando melhora significativa da capacidade cardiorrespiratória e qualidade de vida desses pacientes.
ARMEO SPRING
Único equipamento disponível no Brasil, o Armeo Spring promove a sustentação do membro superior, facilitando a realização de movimentos ativos de ombro, cotovelo, punho e mão.
Associado a jogos de realidade virtual, o equipamento monitora o desempenho em tarefas funcionais, entende as dificuldades e propõe desafios em tempo real e personalizados para cada tipo de tratamento. O sistema é utilizado para pesquisas clínicas envolvendo paciente com traumatismo crânio-encefálico ou outras afecções do sistema nervoso.
|