Em reunião interativa anual no Conselho de Direitos Humanos, foco foi dado à educação inclusiva; fim da exclusão e garantia de qualidade no setor e na aprendizagem propostos como meta para a agenda pós-2015.
A alta comissária adjunta da ONU para os Direitos Humanos pediu que as pessoas com deficiência sejam envolvidas na elaboração de políticas e na criação de capacidades tendo em vista sistemas de educação inclusivos.
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Unicef defendeu a necessidade de eliminar obstáculos no acesso das crianças à educação. |
Falando em Genebra, Flávia Pansieri, disse que a acessibilidade no setor é um desafio, e que por várias vezes não são consideradas as diversas formas de aprendizagem.
ATITUDES SOCIAIS
Para haver melhoria, a representante sugeriu que o mundo dispõe de boas práticas, ao alertar que atitudes sociais podem representar um grande obstáculo.
No evento, Portugal questionou como envolver organizações que representam pessoas com deficiência no desenvolvimento de sistemas de educação inclusiva.
ACESSO DE CRIANÇAS
No painel, o Fundo da ONU para a Infância, Unicef, defendeu a necessidade de eliminar os obstáculos no acesso das crianças à educação.
A proposta é que a agenda de desenvolvimento global, a ser implementada no pós-2015, tenha uma meta sobre o fim da exclusão e a garantia de uma educação de qualidade e aprendizagem ao longo da vida. |