Equipe da Secretaria Estadual de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos participou, na manhã desta quinta-feira (24), de teleconferência com integrantes do Conselho Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência (Conade) para tratar do planejamento voltado à acessibilidade das pessoas com deficiência na Copa do Mundo. A superintendente Estadual de Apoio à Pessoa com Deficiência, (SEAD), Rose Maria dos Santos, representou o secretário, Bernardo D’Almeida, no encontro.
Rose Maria explicou aos conselheiros que, a exemplo do que ocorreu durante a Copa das Confederações, o Governo do Estado irá disponibilizar transporte para pessoas com deficiência, utilizando as unidades móveis adaptadas do Programa Pernambuco Conduz. Serão montadas duas rotas para este transporte. A primeira terá seu ponto de partida na estação do metrô Cosme e Damião e a segunda no estacionamento Parqtel, ambas com destino a Arena Pernambuco.
Os conselheiros foram informados de que técnicos da SEAD já vistoriaram a Arena Pernambuco atestando as condições físicas de acessibilidade do estádio. Com a vistoria observou-se a existência de banheiros adaptados, além de salas de cateterismo tanto na Arena Pernambuco quanto na estação Cosme e Damião e no Parqtel.
A Superintendência também irá promover oficinas de capacitação em áudio-descrição para cronistas esportivos a fim de que eles possam participar da inclusão das pessoas cegas nas transmissões do mundial.
A vice-presidente do Conade, Ester Alves Pacheco Henriques, parabenizou Pernambuco pela estrutura pensada para as pessoas com deficiência. Ela ainda informou que, todos os estados sede da Copa do Mundo, poderão disponibilizar, por meio da Secretaria de Educação, ônibus adaptados utilizados no transporte escolar, com autorização do Ministério da Educação. |