Iniciativa que visa preparar professores é um projeto do SESI-SP com a Fundação Dorina Nowill para Cegos.
A Fundação Dorina Nowill para Cegos e o Serviço Social da Indústria de São Paulo (SESI-SP) desenvolverão um projeto de capacitação de professores e atendimento às crianças com deficiência visual.
Com previsão de início para março de 2014, a ação visa capacitar 48 coordenadores pedagógicos para lidar com questões pertinentes à deficiência visual e às intervenções pedagógicas e sociais que facilitam o processo de educação inclusiva e a aprendizagem deste público.
O projeto é realizado por Soluções em Acessibilidade, unidade de negócios da Fundação Dorina, responsável por prestar consultoria e oferecer serviços e produtos às empresas e instituições que procuram garantir a inclusão em seus ambientes. Neste projeto, uma equipe da Fundação Dorina, especializada em inclusão educacional, irá aplicar os treinamentos.
O objetivo será instrumentalizar professores e outros colaboradores da equipe escolar das unidades do SESI do Estado de São Paulo em relação à metodologia de multiplicação de conhecimento. Além disso, haverá atendimento especializado para 54 crianças com deficiência visual e suas famílias, que incluirá orientação durante o processo educacional.
SOBRE A FUNDAÇÃO DORINA NOWILL PARA CEGOS
A Fundação Dorina Nowill para Cegos atua há 67 anos facilitando a inclusão de crianças, jovens e adultos cegos e com baixa visão, por meio de serviços gratuitos e especializados de reabilitação, educação especial, clínica de visão subnormal e programas de empregabilidade. A instituição é referência na produção de livros e revistas acessíveis nos formatos braille, falado e Daisy, distribuídos gratuitamente para pessoas com deficiência visual e para mais de 5 mil escolas, bibliotecas e organizações em todo o Brasil. |