Cadeiras de rodas na mira da moda.
Com o objetivo de colaborar com a inclusão social o fotógrafo Flávio Barreto de Rio Grande do Norte, elaborou e colocou em prática o seu projeto fazendo ensaios fotográficos de mulheres cadeirantes.
Seu público alvo são aquelas pessoas que por alguma razão se deparam com a situação de ter que conviver com limitações físicas. Flávio conta como surgiu esta ideia:
"...Conversando com amigos fisioterapeutas e enfermeiros, pessoas que têm convivência com pessoas cadeirantes, me falaram de um especie de "luto social" vividos por estas pessoas e que aos se depararem com tal situação em sua vida se sentem inferiores e abandonados por Deus, incapazes de amar e de serem amados..."
Com isso Flávio decidiu retratar através de suas lentas, pessoas em situações parecidas, que já conseguiram dar a volta por cima e que hoje já estão amando, sorrindo, sendo desejadas, vaidosas.
As próprias meninas fotografadas afirmam dizendo: "...Vamos mostrar pra o mundo que estamos vivas, na pista, e podendo..." com exceção de Mirna que é noiva e apaixonada.
|
|
|
Myrna Agra |
Vanessa Mayara |
Bruna Medeiros |
"...No começo não queria constranger, prejudicar ou por em risco o sentimento dos outros através da minhas fotografias. O que desejo é intrigar o espectador para eles sentir a força e confiança sobre o tema deficiência... Acredito que, como fotógrafo, que nem sempre enxergamos as coisas como são, as barreiras estão mais em nossa cabeça do que nelas mesmo, isso eu percebi com a realização dessas fotos..." Afirma Barreto.
Cadeiras de rodas, próteses, muletas, bengalas, deveriam ser vistas como acessórios mas para muitos, estes aparelhos acabam ofuscando a beleza destas pessoas. Através de uma futura exposição fotográfica (sem fins lucrativos), Flávio Barreto quer tentar mudar este conceito e percepção.
Barreto termina dizendo:
"... Não sou pioneiro neste tipo de projeto, a não ser no Nordeste. Mas me sinto muito feliz ao ter realizado este sonho... Minha inspiração foi o fotógrafo alemão Rasso Bruckert, que fez um trabalho lindo expondo na Suíça, Áustria e na própria Alemanha. Não pretendo com isso ser um Rasso, mas a alegria e o brilho nos olhos daquelas meninas que fotografei é uma coisa que levarei comigo por toda vida..."
Acompanhe aqui mais fotos do trabalho do Fotógrafo Flávio Barreto. |