A alegria de Janaina Lafourcade resume o sucesso das atividades esportivas para pessoas com deficiência desenvolvidas pela Secretaria Estadual de Esporte e Lazer, por meio da Fundação de Esporte e Lazer do Rio Grande do Sul (Fundergs), em parceria com a Fundação de Articulação e Desenvolvimento de Políticas Públicas para Pessoas com Deficiência e Pessoas com Altas Habilidades no RS (Faders).
Janaina, que tem paralisia, é uma das 100 pessoas atendidas desde o início do ano, quando começou o projeto em Capão da Canoa, no posto 76. A ação acontece entre sexta-feira e domingo, das 9h ao meio-dia e das 15h às 18h. A jovem já vinha participando dos banhos solidários com cadeira anfíbia e no sábado, 1º de fevereiro, andou de canoa pela primeira vez em seus 38 anos de vida, com a ajuda dos profissionais do projeto. Segundo sua mãe, Inajara Maria Lafourcade, Janaína definiu a experiência como “a maior alegria de sua vida”.
|
Janaina é uma das 100 pessoas atendidas em Capão da Canoa. Foto: Marcelo G. Ribeiro / JC |
A coordenadora de Esporte de Participação da Secretaria, Muriel de Carvalho Plautz, se mostrou emocionada com a receptividade do público. “Ontem a gente fez a paracanoagem pela primeira vez com a Janaína e ela adorou. Mas eu não sei se não fomos nós que nos divertimos mais”, conta. O projeto também recebeu alunos de escolas Apaes de Porto Alegre e de Canoas.
As práticas adaptadas incluem ainda bocha adaptada e vôlei sentado e, a partir da sexta-feira, dia 7, o surf adaptado. |