Home  |  Empresa  |  Revendedores  |  Manuais e Folders  |  Garantia Estendida  |  Fale Conosco

Nesta seção terá acesso a notícias, artigos, eventos e novidades sobre mobilidade.

Acompanhe-nos também através das Redes Sociais.

 
Curta a Seat Mobile no Facebook

Rugby em Cadeira de Rodas: Ação, Reação e Rebilitação

Todos nós sabemos dos benefícios da prática de atividades físicas para pessoas com deficiência e hoje apresentamos mais uma modalidade do paradesporto: O Rugby em cadeira de rodas.

“É um esporte que tem um contato, só não pode ter contato físico, mas de cadeira o contato é muito grande. Mas com equipamento específico. É um esporte violento, de certa forma, mas é um esporte com um processo de reabilitação muito grande.”


HISTÓRIA
Rugby em cadeira de rodas ou QuadRugby é um desporto em cadeira de rodas feito para jogadores tetraplégicos. O esporte surgiu no Canadá, em 1977. Apesar de ser uma modalidade relativamente nova, sua expansão tem sido rápida. Em 1996, nos Jogos Paralímpicos de Atlanta, o rugby em cadeira de rodas estreou na maior competição paralímpica mundial. Nesta ocasião, apenas os homens entraram em quadra. Já em Sydney (2000), as equipes eram formadas por homens e mulheres. Nunca houve uma seleção brasileira do esporte em Jogos Paralímpicos.

Equipe de Rugby em Cadeira de Rodas


A PRÁTICA
O rugby se assemelha bastante ao futebol americano, por ter quase os mesmos objetivos e ser um jogo que envolve forte contato físico. As equipes são formadas por quatro jogadores e há oito reservas à disposição do técnico. Esta grande quantidade de suplentes é explicada pela intensidade das colisões entre competidores e cadeiras. Homens e mulheres tetraplégicos atuam juntos. É necessário ter agilidade para manusear a bola, acelerar, frear e direcionar a cadeira.


QUEM PRATICA
O rugby em cadeira de rodas é praticado por atletas tetraplégicos dos sexos masculino e feminino. Os jogadores são categorizados em sete classes a depender da habilidade funcional: 0,5; 1,0; 1,5; 2,0; 2,5; 3,0 e 3,5. As classes superiores são destinadas aos atletas que têm maiores níveis funcionais e as classes mais baixas são para jogadores de menor funcionalidade. A classificação é baseada nos seguintes componentes:

Teste de banco: teste muscular realizado em toda a extremidade da musculatura superior, além do exame do alcance do movimento, tônus e sensação;
Teste funcional do tronco: é realizada uma avaliação do tronco e das extremidades inferiores em todos os planos e situações, que pode incluir um teste manual da musculatura do tronco;
Testes de movimentação funcional.

QUEM ORGANIZA
No Brasil, a modalidade é organizada pela Associação Brasileira de Rugby em Cadeira de Rodas (ABRC), fundada em 03 de março de 2008, e tem seu primeiro presidente o ex-atleta tetraplégico e ícone do paradesporto no Brasil, Luiz Claudio Alves Pereira. Em seu primeiro ano de existência a Associação, em parceria com o Comitê Paralímpico Brasileiro, participou do Torneio Pré-Paralímpico Canadá Cup 2008 onde representou o Brasil na Assembléia Geral da IWRF, firmando a credibilidade do Brasil junto à entidade internacional. Foi no Canadá que o Brasil foi convidado para participar do primeiro torneio nas Américas, o Torneio Maximus na Colômbia, que foi realizado em Novembro de 2008. Neste mesmo ano a ABRC realizou dois jogos no Rio de Janeiro, formou equipes em Santa Catarina, em São Paulo e em Campinas. Também realizou uma clinica de classificação, que teve 25 participantes e uma clinica de arbitragem, que contou com treze formandos.

Associação Brasileira de Rugby em Cadeira de Rodas

A participação de pessoas com deficiência em eventos competitivos no Brasil e no mundo vem sendo ampliada. Por serem um elemento ímpar no processo de reabilitação, as atividades físicas e esportivas, competitivas ou não devem ser orientadas e estimuladas, visando assim possibilitar as pessoas com deficiência, mesmo durante seu programa de reabilitação alcançar os benefícios que estas atividades podem oferecer, visando uma melhor qualidade de vida.

 
FONTE: ABRC e CPB [Fernando Medeiros] Topo ↑
 
 
Notícias

SEAT MOBILE DO BRASIL

SERVIÇO DE ATENDIMENTO AO CONSUMIDOR
Fones:(11)2281-6234 / (11)3477-3498

Todos os direitos reservados